Telefonar com Skype? Hoje é também possível receber chamadas!

Skype In. Serviço oferecido aos usuários do Skype.

Nos últimos tempos, telefonar grátis usando a internet tornou-se possível a todos os internautas. Aplicações de VoIP , como o Skype, permitem chamar grátis outro computador ou um telefone fixo a preço decisivamente baixo. Estes softwares tornaram-se populares até entre internautas não muito atentos a novas tecnologias. No entanto, a verdadeira grande inovação não se constituirá somente em telefonar com Skype pela internet, mas em receber chamadas no seu computador o qual possuirá um número telefônico. Isto sim, provocará uma grande mudança no mercado de telefonia.

O novo serviço chama-se SkypeIn e, como facilmente pode-se deduzir, é um serviço oferecido aos usuários cadastrados no celebradíssimo Skype. Além de telefonar grátis, via internet, através de um computador equipado com o software Skype e telefonar do proprio computador para um telefone fixo, agora com SkypeIn, finalmente podemos receber telefonemas diretamente em nosso computador, como num aparelho telefonico normal.

A quem foi desenvolvido este serviço?
É necessário tornar-se usuário do Skype efetuando download e instalando o programa que é oferecido para todas as plataformas: Windows, Mac OS, Linux e Pocket PC.

A aplicação, obviamente, funciona com uma conexão na internet e não é necessário ser uma conexão muito veloz. É claro que em conexões que oferecem maior velocidade maior sera a semelhança com uma chamada efetuada de um aparelho telefônico normal com relação a qualidade e atraso da voz.

Como escolher um número a ser designado ao seu computador?
Um vez que você tenha instalado o Skype e se cadastrado como usuário do sistema, bastara clicar no link SkypeIn, presente na própria aplicação, que aparecerá uma lista de países que oferecem números telefônicos disponíveis. No momento, pode-se escolher números telefônicos dos seguintes países: Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Honk Kong, Polônia, Suécia, Inglaterra e Estados Unidos.

Como funciona?
Um vez escolhido o número, a cada volta que o software Skype é ativado, estando seu computador conectado na internet, este estará mundialmente acessível pelo número escolhido por você. A pessoa que telefona para este número pagará tarifa telefônica normal do número chamado previsto na localidade da qual esta telefonando. Por exemplo, se seu computador possui um número francês, a pessoa que telefona da Itália para este seu número, pagará uma tarifa entre França e Itália. É claro que neste caso não é tão vantajoso, mas se você tem amigos franceses, o custo da chamada será o de uma ligação local a ser paga pelos seus amigos.

E se você não estiver conectado no momento em que seus amigos lhe telefonarem?
Até isto foi pensado pela equipe de desenvolvimento do Skype. Quando você está conectado, seu Skype toca, quando você está off-line, a secretária eletrônica entra em ação.

Até agora, não estão disponíveis números telefônicos de SkypeIn no Brasil, mas penso que isto talvez seja apenas uma questão de tempo.

Será questão de tempo, se forem alteradas as atuais regras dos contratos de telefonia e conexões de internet no Brasil,beneficiando-se assim os internautas.
Ou não sera uma questao de tempo, e neste caso, continuaremos a ser explorados, como sempre fomos, há mais de 500 anos!
Na Itália, VoIP com telefones conectados a modens/cable modens , sem a necessidade de uma linha telefônica e um contrato com a empresa de telefonia, já é realidade. No entanto, os italianos assim como os brasileiros, também aguardam, ansiosamente, por números de SkypeIn. Só que a Itália parece estar mais próxima de conseguir isto.

O que é o Skype?
O Skype também usa a tecnologia P2P (peer-to-peer) para te conectar a outros usuários – desta vez não para trocar arquivos, mas para telefonar e conversar com os seus amigos.

Você pode fazer:
-Chamadas ilimitadas para outros usuários de Skype de qualquer parte do mundo
– Qualidade de som execelente – boa compressão de áudio.
-Funciona através de firewalls, NAT e routers
-Todas as chamadas são ecriptadas “end-to-end”

Participe da discussão

3 comentários

Deixe um comentário