Presentes de Natal. Compras Online com Segurança

Compras efetuadas por meios digitais.

Em meio às festas de final de ano, é cada vez maior o índice de compras efetuadas por meios digitais, diga-se a Internet. É de suma importância que o consumidor esteja atento e verifique características básicas antes de efetuar transações online. Juntamente com o índice de compras em e-commerces, aumentam as tentativas de ataques de ‘phishing scam’ (tentativas de persuasão do usuário com propagandas enganosas). A fim de evitar o índice de consumidores lesados neste período, ressaltam-se algumas dicas:

Certificação digital

– – Ao efetuar compras online, deve-se optar estritamente por sites que utilizem criptografia para transferência de dados. Isto pode ser indicado pela presença do ‘cadeado’ na barra de tarefas inferior do navegador. Lembrando
que sites que não o fazem, estarão transmitindo dados como números de cartões e senhas sem nenhuma proteção, possibilitando ações de fraudadores.
Para usuários mais experientes, pode-se também verificar a autoridade certificadora e a validade do certificado emitido. Para tanto, é necessário clicar sobre o ‘cadeado’ na barra inferior do navegador, abrindo uma nova janela com as informações do certificado emitido. Normalmente, tem-se uma seção geral, onde pode-se encontrar a data de vencimento do certificado (expiração). Certificados vencidos podem não garantir segurança ao usuário.
Dentre as autoridades certificadoras, algumas conhecidas são:
VeriSign

Thawte
SECOM
CertSign
ABA.ECOM Root CA
AOL Time Warner Root Certification Authority
AddTrust

America Online Root Certification Authority
Baltimore CyberTrust Root
Digital Signature Trust Co.
Entrust.net Certification Authority
Equifax Secure CA
GTE CyberTrust Root

GeoTrust Global CA

Confiabilidade e qualificações positivas do site

– – Alguns sites de busca, tais como Buscapé[1] e Bondfaro[2] avaliam a reputação das lojas virtuais. O Buscapé, por exemplo, possui o Selo Empresa Reconhecida BuscaPé Camara-e.net, um certificado creditado pelo BuscaPé, premiando as empresas que possuam excelência em seus serviços. Procure optar por sites conhecidos e de boas qualificações em seus serviços.
– – Para sites desconhecidos, procure entrar em contato antecipadamente via e-mail ou telefone, obtendo mais informações sobre a segurança da loja virtual.
Confiabilidade do computador no qual efetua a compra
– – É extremamente importante utilizar computadores confiáveis para realizar compras online. Procure não utilizar computadores de terceiros ou LAN Houses, por exemplo. Certifique-se de que o computador utilizado esteja:
com o sistema operacional atualizado[3];
com um software antivirus atualizado[4];

com um software antispyware atualizado[5].

Outro golpe bastante utilizado nesta época são os cartões virtuais de natal. O cuidado com este tipo de e-mail é crítico, uma vez que estes cartões podem induzir o usuário a instalar softwares maliciosos, capazes de capturar senhas e dados dos usuários. Algumas características das fraudes com cartões são:
– – Cartões verdadeiros sempre mostram o nome do remetente e seu endereço eletrônico.
Desconfie de cartões que não mostrem explicitamente quem o enviou ou de remetentes o qual desconheça a origem.
– – Os cartões trazem arquivos solicitando que o usuário faça download e instale um anexo: em sua grande maioria os cartões virtuais não possuem arquivos anexos ao e-mail. Normalmente trazem um ‘link’ onde o usuário pode visualizar o cartão. Caso receber um cartão com anexo, é plausível que este seja apagado.
– – Deve-se tomar cuidado com o ‘link’ enviado, também suscetível à fraudes, podendo levar o usuário ao download de algum software malicioso. Caso seja iniciado algum download, cancele-o imediatamente.

Essas dicas têm como principais objetivos dificultar ao máximo as ações ilícitas digitais e evitar o lesionamento do consumidor. A Internet pode ser considerada segura, desde que seja CORRETAMENTE UTILIZADA.

Boas festas e boas compras (com segurança) é o que deseja a equipe do Laboratório ACME!

REFERÊNCIAS

[1] http://www.buscape.com.br
[2] http://www.bondfaro.com.br
[3] para sistemas Microsoft Windows pode-se utilizar o Windows Update
disponível em http://www.microsoft.com/brasil/security

[4] Norton Antivirus – http://www.symantec.com.br
AVG (Freeware) – http://www.grisoft.com/
[5] Spybot (Freeware) – http://baixaki.ig.com.br/download/

Deixe um comentário