Novo MAC da Apple: MacBook Pro

MacWorldExpo 2006, em São Franscisco.

Hoje Steve Jobs, CEO da Apple, abriu a MacWorldExpo 2006 em São Franscisco. Ele começou falando sobre como os negócios da Apple cresceram no último ano. As grandes novidades foram os novos Macs: o iMac G5 e o novo portátil (notebook), o MacBook Pro. Todos os dois, com Intel Duo Core.

Apple detém 83% do mercado de vendas online de músicas. Segundo os números apresentados, até o momento foram vendidos cerca de 850 milhões de músicas, média de 3 milhões por dia. Foram vendidos também cerca de 8 milhões de vídeos, desde que a empresa passou a oferecer este tipo de conteúdo em outubro passado.

Somente no mês de dezembro foram vendidos 14 milhões de iPods, totalizando a marca de 42 milhões de aparelho vendidos desde o seu lançamento. Em 2005, foram vendidos 35 milhões de unidades.

Ele apresentou o iLife 6.0, que conjuga diferentes aplicações: iPhoto, iMovie, Garage Band, iDVD, iTunes e a grande novidade, iWeb.

iPhoto ganha melhorias na performance e oferece um limite maior de arquivos, agora com suporte para até 250 mil.

O PhotoCasting (um “podcast para fotos”) é uma função que permite compartilhar de maneira fácil e rápida fotos na Internet através de uma conta no serviço .Mac. Existe ainda a opção dos usuários de receber notificações de atualizações via RSS.

iMovie HD exporta video para o iPod, facilitando para quem quer fazer videocast. A nova versão do iMovie passa a oferecer novos efeitos para títulos em tempo real, efeitos e ferramentas para áudio, além de permitir a habilidade de abrir mais de um projeto simultaneamente.

iDVD 6
A grande novidade esta no formato widescreen para DVDs. Existem 10 novos templates e suporta outros gravadores de DVD (third-party DVD burners).

GarageBand 3
Está super eficiente, e agora é fácil criar podcasts utilizando esta ferramenta “Podcast Studio”, que ainda integra ao iWeb. Existe uma biblioteca free de jingles e radio-style sounds. Use o iChat, faça suas entrevistas

iWeb
Fácil criar sites com esta ferramenta. Existem 12 templates bem legais. Pode-se adicionar fotos, vídeos, textos e gráficos de maneira muito simples. Blogs podem ser criados facilmente.
Lembra um pouco o RapidWeaver, porém muitos mais fácil de usar.
Publicar o site prduzido no .MAC é bem simples. No entanto, será que quem não tiver conta no .MAC também vai conseguir publicar o site em um FTP( host) próprio?

iPod ganha controle remoto da Apple, e um dispositivo também permite sintonizar estações de rádio FM.
A Apple anunciou hoje o iPod Radio Remote, combinando as funções de controle remoto e sintonizador FM para os modelos nano e a mais recente geração do iPod. O recurso de rádio FM mostra na própria tela do dispositivo as informações da estação e música.

Também foi mostrado o APERTURE. O Aperture foi criado para manusear imagens grandes
em formato Camera Raw, mas funciona bem para tudo; e parece ser bem ágil para corrigir fotos e aplicar efeitos.

Steve anunciou o novo iMac G5 que já traz o chip Intel Duo Core e é, ao menos, 2 vezes mais rápido que o modelo recém lançado. Traz iSight integrada. Os preços no USA, iniciam em 1.299 dólares.

Mas a grande revelação ficou mesmo para o “one more thing…”, bem no finalzinho do keynote.
Steve com um grande sorriso na face, revela o MacBook Pro

Equipado com a nova linha de processadores Duo Core da Intel, o MacBook Pro é de 4 a 5 vezes mais rápido que o PowerBook G4, segundo Jobs.

O novo portátil ainda vem com tela de 15,4 polegadas, placa de vídeo ATI Radeon X600. T em ainda um sensor infra-vermelho “built-in” para um controle remoto semelhante aos que acompanham o iMac G5.

Front Row

Logo que uma imagem frontal do novo MacBook Pro é mostrada, alguém da platéia logo percebe que no novo modelo traz um câmera iSight integrada e grita!

Steve, diz: – “Yeah.. your are right!”

Outra grande novidade do MacBook Pro é o cado de força MagSafe, que possui uma guia magnética ( um imã) que permite que o cabo seja gentilmente desconctado em caso de alguém, ou algo, forçar a conexão.

Genial! São detalhes que fazem toda a diferença. Tempos atrás eu mesma, já havia destruio o cabo de força do meu PowerBook ao tropeçar no fio.

MagSafe Connector

Com disponibilidade prevista para fevereiro, o MacBook Pro tem o preço sugerido de US$ 1.999 para o modelo 1.67GHz e US$ 2.500 para o modelo 1.83GHz.

Vale dizer q todo o keynote do Steve Jobs foi feito em um novo iMac Duo Core. Até uma videoconferência via iChat foi feita com um MacBook Pro que estava na platéia, conectado logicamente via wireless.

Quem quiser saber mais e não viu “ao vivo”, o vídeo do keynote do Steve está disponível no site da Apple : Acesso Direto aqui.

Deixe um comentário