Google atualiza mecanismo de busca. Contagem regressiva!

Google iniciará a utilização destes novos critérios de pesquisa já neste fim de semana

Definido como JAGGER a última atualização do algorítimo dos critérios de pesquisa do Google, o mais popular mecanismo de buscas (pesquisa) dos últimos tempos.

Exatamente como fazem para os furacões, os americanos adoram também dar um nome as atualizações dos critérios de pesquisa do Google, que empresa implementa, duas ou três vezes ao ano, em seu mecanismo de busca. Estes critérios , improvisamente, determinam a indexação (nas primeiras posições) de alguns sites e ou, entao, o desaparecimento completo de outros.

A comunidade de desenvolvedores está agitada pois é possível que Google iniciará a utilização destes novos critérios de pesquisa já neste fim de semana.

Logo abaixo, apostamos em algumas previsões sobre as novidades introduzidas nesta atualização, que já estam circulando no mundo do webmarketing, e veremos algumas que já estão em funcionamento.

Trust Rank

O famigerado “Page Rank” parece haver dia, ou melhor, horas contadas! Até algum tempo atrás o Google assinalava um valor muito alto aos sites que possuem muitos links externos ( Page Rank). No entanto, isto provocou a criação de sites e portais falsos com a intençnao somente de trocar links recíprocos a fim de incrementar o rank de maneira artificial. Com o JAGGER, estes sites serão sinalizados de maneira automática a um funcionário que dará sua prórpia avaliaçnao ao site em questão. O mecanismo de busca, com base no sugestão fornecida pelo funcionário, aprenderá a comportar-se e a filtrar sites semelhantes. Portanto, a utilização de links recíprocos será um arriscado para sites que realmente desejam estar bem posicionados no Google. O Page Rank, aos poucos, será substituído pelo Trust Rank ( valor verdadeiro)

Localização Geogråfica do Servidor (Host)

Alguns observadores observaram é dado muito valor a sites que estejam hospedados em um servidor ( host) fisicamente presente nos Estados Unidos ( USA). Alguns desenvolvedores e webmasters, trocaram sitesde servidor ao notar que isto poderia influenciar em uma boa colocação no Google. Eu, pessoalmente, tenho dúvidas a respeito deste mérito, mas em breve, veremos se isto é realmente válido.

Páginas Index penalizadas
Efetuando um pesquisa, parece que são privilegiadas as páginas mais internas do site quando comparadas com as páginas superiores presentes na estrutura do site. Isto derruba completamente um dos conceitos básicos válido dos últimos anos, a tal da URL breve.
A explicação para isto parece lógica, pois privilegiar páginas internas corresponde a privilegiar uma pesquisa vertical no interior do site, filtrando os conteúdos relevantes.

Aumento do número de páginas
Esta não é realmente uma novidade, mas alguns desenvolvedores teêm notado uma certa antipatia do Google com a aparição simultânea de muitas páginas do mesmo website. Se pretende reutilizar páginas velhas, faça gradualmente.

Participe da discussão

1 comentário

  1. » Alteração significativa no MSN por Wladmy Martins 02.08.2006 04:58
    Nos ultimos meses tenho observado que MSN alterou muito seu sistema de classificação, a briga parece que vai ficar grande.

Deixe um comentário