Google Analytics. Mais uma nova ferramenta grátis.

O badaladíssimo serviço de análise de mercado online do Google , que mede o desempenho de websites e também de campanhas publicitárias na internet, será agora gratuito. O Google Analytics não só reporta desempenho de sites , como também oferece um pacote informações de vários tipos de campanhas, como banners, links relacionados e e-mails de newsletters.

O serviço, era formalmente conhecido Urchin on Demand ( que pertencia a empresa Urchin Software), custava US$ 199 por mês, e possuia um limite de 100 mil page views por mês.
Agora, além de ser grátis, o pacote da Google Analytics oferece cinco milhões de Pageviews (páginas vistas) mensais por usuário comum, e acesso ilmitado os anunciantes de links patrocinados do Google AdWords.

Os reports ( relatórios) do serviço Google Analytics exibem a quantidade de usuários encaminhados para o seu site e os caminhos de navegação do mesmo após a chegada ao endereço. Analisar de onde vem e como caminham os internautas dentro de um site, pode resultar em sistemas mais eficientes que, no final da história, resultam no aumento de vendas da empresa ou negócio.

O novo serviço gratuito do Google não deve afetar grandes empresas do setor, como WebSideStory , CoreMetrics e a Omniture , que por sua vez atuam para grandes companhias. Porém, deve forçá-las a oferecer serviços melhores e mais eficientes. O Google Analytics será mesmo usado por pequenas e médias empresas.
A Microsoft possui ferramentas de análise de campanhas dentro do seu programa de publicidade online, chamado AdCenter. Este sistema compete diretamente com o Google AdWords e já tem versões beta teste na França e em Singapura.

Um características do Google Analytics a ser salientada, é o oferecimento do serviço desempenho de websites e campanhas publicitárias em diversas línguas além do inglês, entre elas o espanhol, italiano, japonês, alemão, francês, coreano e chinês. A versão em português, ainda não tem data divulgada pelo Google.
Vale deixar anotado aqui que especialmente hoje, o sistema do Google Analytics está realmente muito lento e praticamente impossível de ser usado. Eu mesma, loguei lá para testá-lo, mas foi impossível acessar os dados.
Acredito que eles deve acertar isto nos próximos dias. Porém, o que mais me intriga é o fato do Google não haver previsto este tráfego excessivo , ou então, não haver simulado testes reais de acesso, já que eles têm disponível máquinas de sobra e pessoas super competentes trabalhando lá.

Muitas informações sobre os assunto, você acessa aqui:

http://news.google.com/news/

Outros artigos postados que abordam o tema GOOGLE, acesse aqui:
Google atualiza mecanismo de busca. Contagem regressiva!
Google Print. Livros grátis e fora de catálogo. Biblioteca Virtual

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário