Ganhar dinheiro com a Internet

Como monetizar o tráfego de um site

Obter um ganho econômico pelo tráfego dos visitadores de um site na internet é sempre um objetivo buscado por um bom desenvolvedor ou webdesigner. Até alguns anos atrás, o único modo para realizar este objetivo era criar um site que venda diretamente produtos ou serviços aos vistantes, como por exemplo: um site de comércio eletrônico.

Recentemente, este que era o primeiro conceito de monetização ( e-commerce) evoluiu, e graças aos novos desenvolvimentos da web, temos agora a disposição, instrumentos e sistemas informativos que possam gerar renda com os visitantes entram no site.
Ganhar dinheiro na web desta forma, é um novo desafio que só pode ser realizado através da implementação de site que seja estrategicamente planejado para tal fim.

Como ganhar dinheiro com a internet

O conceito é muito simples. O ganho com a internet vem gerado de um “click” que o visitador faça dentro do seu site.
Cada “click”, pode possuir um valor e representar alguns centavos a mais na sua conta bancária.
Os ganhos podem ser gerados através de diferentes modos:
– um simples click em um link ou patrocínio;
– a inscrição do seu visitador a um site linkado ou patrocinador;
– a aquisição de bens e ou serviços do site linkado ou patrocinador

Tais links patrocinados podem ser visualizados graficamente de múltiplas formas: banners, imagens, texto, e códigos de HTML que são fornecidos diretamente do site patrocinador, ou também existe a possibilidade de construir o seu próprio código se você for capaz.
O montante da retribuição ou ganho pode variar independentemente do tipo de acordo com o site patrocinador

O que fazer:
O sistema de patrocínio é chamado de “referring partnership”, ou programa de afiliação. Em geral, a adesão a estes programas é gratuita e pode ser feita diretamente online. Como exemplo, podemos citar: Amazon.com, Overture.com e Google Adsense. Após a adesão a um programa destes, veêm disponibilizados sites que oferecem produtos e serviços de diferentes áreas de negócios. A responsabilidade será somente sua de escolher os tipos de serviços ou produtos, que possam ser inseridos que sejam correlatos aos conteúdo do seu site

Como fazer:

Antes de tudo, é necessario ter em mente algo fundamental. O ganho através do trafégo da internet pode ou não ser o objetivo do projeto, mas somente uma estrutura informativa efeciente e dinâmica, garantirá a entrada de dinheiro.
Além do mais, é necessário ter uma certa consciência da dinâmica da informação e negócios na web.

O efetivo sucesso de um “programa de afiliação” depende de quantas pessoas clicam nos links, recursos e patrocinadores sugeridos pelo seu site. Bem, existem estatísticas e porcentagens bem precisas sobre isto. Se considerarmos a relação entre o número de visualização dos recursos/links e o número de clicks sobre eles ( visualização/click), obtemos um valor crítico chamado CTR ( quanto dos que foram visualizados são clicados). Podemos quantificar, genericamente, o nível de sucesso de um programa de afiliação, e consequentemente, de ganhos, observando os índices:
CTR 0,5 : baixo sucesso
0,5 CTR 1,5: médio sucesso
1,5 CTR 2,5: bom sucesso

CTR> 2,5 : excelente sucesso

E então, na prática, quanto se ganha com isto? É simples. Depende do número de páginas visualizadas, ou melhor, do número de visualização dos recursos patrocinadores dentro do seu site. Se você há uma página na web que tem, por exemplo, 5.000 visualizações ao mês; e sabendo-se que o chamado CTR varia entre 0.5 a 2.5 , pode-se esperar que aquela página terá de 25 a 150 clicks mensais.

Estratégia
Resumindo, para conseguir ganhar e monetizar com o tráfego na internet, deve-se trabalhar mantendo foco sobre dois pontos fundamentais:
— ClickTrought Rate (CTR)
– utlizar somente patrocinadores relacionados aos conteúdos do seu site;
– disponibilzando os links patrocinados na posição justa dentro do layout;

– utilizar o patrocínio como um complemento de informação e conteúdo da página

— Aumentar o número de visitantes
– utilizando e posicionando-se bem em sites de busca;
– melhorando a qualidade das informações e conteúdos do seu site;
– utilizando uma sintaxe correta de HTML que seja validada pelo W3C.org

2 comentários

Deixe um comentário