Going Google: rivalidade Microsoft e Google

Nas últimas semanas vimos a rivalidade Microsoft e Google se acirrar. Primeiro, o Google anunciou Chrome OS, o primeiro sistema operacional da empresa. Na sequência, a Microsoft anunciou a nova versão do Office com cloud apps. Então Microsoft anunciou o seu negócio para assumir mecanismo de pesquisa do Yahoo. Hoje, o Google está de volta à ofensiva, com uma grande campanha promocional para convencer as empreasas a utilizarem o Google Apps .

A campanha, chamada “Going Google” tem um objetivo muito claro: o Microsoft Office. Uma série de anúncios publicitários irá convidar de 3.000 organizações a se inscreverem , a cada dia, para usar os aplicatvos do Google Apps. .

Os painéis publicitários serão colocados na 101 em São Francisco, no West Side Hwy em Nova York, o Ike em Chicago e em Mass Pike em Boston. Google diz que o vinil usado nestes outodoors serão reciclados a cada dia e reutilizados para confecção de  sacolas plásticas e embalagens para computadores.

Google disse em nota que até agora mais de 1,75 milhões de empresas, escolas e organizações se inscreveram para usar as várias combinações de Gmail, Google Calendar, Google Docs e os outros aplicativos do Google. No entanto, este número é obviamente peuqeno em comparação com o número de empresas que usam o Microsoft Office e as suas outras soluções empresariais. Pela primeira vez, o Google mostra uma postura proativa , comunicando  às pessoas porque sua solução é melhor que o Office, e desta forma, saindo na frente do lançamento do Office online previsto para 2010.

O Google também está usando mídias sociais e disseminação viral de  mensagens no Twitter difundindo a mensagem  #goinggoogle. O blog  do Google sobre o assunto convida as pessoas que utilizam Google Apps para o seu “twittar sua história” e fornece um link para um auto-preencher com # gonegoogle.

No Twitter “GoogleAtWork” você pode acompanhar as histórias dos usuários de Google Apps.

Foi também criado um site para divulgar a palavra “Going Google” na web. Estas ações são semelhantes ao que a Mozilla faz há muito para promover Firefox – e que tem resultado em mais de um bilhão de downloads. O site do Going Google Apps tem uma gama de opções de campanhas de divulgação, incluindo coisas como folhetos e  e-mails para enviar, para que a sua empresa saiba que você quer que ela passe a utilizar aplicativos do “Google Apps”, .

Ema gosto, o site do “Going Google” ofecere brindes para os usuários que passaram pelo site e preencheram um Google Doc descrevendo suas experiências com os aplicativos Google, como por exemplo GMail, Google Docs, Analytics. Por enquanto, a entrega de brindes será somente nos Estados Unidos.

Bom, se todas estas ações irão surtir resultados só esperando para ver…
Agora, só nos resta esperar a resposta da Microsoft, talvez uma campanha “Stay With Office” venha por ai.

Mais informações em inglês:http://mashable.com/2009/08/03/going-google/

Follow Me on Pinterest

Deixe uma resposta